Criar um Site Grátis Fantástico

Rating: 2.6/5 (80 votos)


Partilhe esta Página




Patinagem Artística
Patinagem Artística


PATINAGEM ARTÍSTICA

A Patinagem Artística tem como missão proporcionar a crianças e jovens a prática de uma modalidade desportiva que influencia positivamente a sua personalidade, pois fornece-lhes as ferramentas necessárias para enfrentar os futuros desafios desportivos, pessoais ou profissionais.

Escolher Patinagem Artística é aliar desporto à beleza. Esta modalidade desenvolve equilíbrio, coordenação motora, postura correcta e elegante e auto confiança. Tudo isto em harmonia com o desenvolvimento intelectual do jovem. Mas implementa igualmente uma beleza única na sua apresentação pois é acompanhada por música, vestuário colorido e atrativo.

 

Esta modalidade divide os atletas por 8 escalões segundo a sua faixa etária para ambos os sexos, são eles: Iniciação – 4 a 7 anos; Benjamim – 8 e 9 anos; Infantil – 10 e 11 anos; Iniciado – 12 e 13 anos; Cadete – 14 e 15 anos; Juvenil – 16 e 17 anos; Júnior – 18 e 19 anos e Sénior – 20 ou mais anos.

A idade que conta é até ao dia 31 de Dezembro do ano inicial de época.

Com vista à participação em competições, os atletas evoluem e fazem testes onde são avaliados. Estes testes estão definidos em duas etapas.

Nos primeiros anos da prática de Patinagem Artística o atleta terá de realizar uma série de testes que garantem a qualidade das primeiras aprendizagens.

 

TESTES DE INICIAÇÃO

A primeira fase de avaliação dos atletas (fase preliminar) inicia-se com os denominados “Testes de Iniciação” que lhes permitem de uma forma progressiva autoavaliarem o próprio desempenho e confrontarem-se com as exigências que lhes são solicitadas, quer ao nível da concentração, quer da força, do equilíbrio, da coordenação e do autocontrolo.

Esta progressão corresponde à execução de Técnicas Específicas por IV Níveis, realizadas perante um corpo de 3 Juízes que atribuem “Verde” ou “Vermelho” de acordo com o desempenho do atleta. As provas consistem na execução de uma série de exercícios num esquema pré-definido, com acompanhamento musical.

 

TESTES DE DISCIPLINA

A segunda fase de avaliação dos atletas (fase final) corresponde aos denominados “Testes de Disciplina” que lhes permite a escolha de uma disciplina de patinagem para uma progressiva especialização, afim de se prepararem para a competição e auto avaliarem o próprio.

É considerado APTO, nesta fase, ao fim de quatro Níveis de avaliação, conferindo ao atleta um “Certificado” comprovativo de tal desempenho, e poderá participar em provas Distritais, Regionais, Nacionais e Internacionais, de acordo com os Regulamentos e Escalão Etário.

 

Especialidades da Patinagem

Patinagem Livre  – Realizada com música coreografada de forma individual. Caracteriza-se pelos saltos, piões e passos, executados de forma livre e criativa, que lhe conferem grande espetacularidade. A virtuosidade do patinador é definida pela velocidade, altura dos saltos, número de rotações no pião, originalidade, dificuldade e segurança nos passos de ligação.

Figuras Obrigatórias  – Executadas de forma individual, sem música. Ao atleta é pedido que acompanhe com o patim circunferências previamente traçado no ringue. A avaliação da prestação nas Figuras Obrigatórias é baseada no traço da figura, movimento e postura.

Pares de Dança  – O par é constituído por um elemento feminino e um elemento masculino. As prestações do par podem incluir passos de dança e figuras de equilíbrio mas os atletas nunca quebram o contacto entre si. Nos Pares de Dança existe a obrigatoriedade de patinar ritmos específicos como Valsa, Tango, Blues, Polka, Samba, Jive, etc… Também existe a Dança Livre onde o par escolhe a sua música e pode explorar ao máximo a sua capacidade de dança e expressão.